top of page

VOCÊ SABE O QUE É A PIRACEMA DE PRODUTO ?

É um fenômeno que ocorre com espécies de peixes sendo uma importante estratégia reprodutiva. A palavra vem do tupi (subida do peixe”).


O processo tem esse nome, pois, anualmente, espécies de peixes nadam rio acima bsucando locais para reprodução e alimentação.


Isso ocorre nos períodos de chuva, quando se observa abundância de alimentos, o que é fundamental para os peixes em migração.


Além disso, com o acúmulo de detritos nos rios, a visibilidade na água é reduzida, o que ajuda os peixes a protegerem-se de predadores."


São exemplos de peixes: Piapara, Salmão, Piramutaba, Dourado, Scrum master, Agile coach, Product owner, Product manager.


No período , a pesca deve obedecer normas regionais, ainda mais com homeoffice.





Qualquer semelhança não é mera coincidência.


Em momento de crise, é evidente que as empresas estão realizando 3 tipos de transformações protagonizadas pelo Head COVID-19: a digital, a ágil e de produto.


Consequentemente isso explica o crescimento da quantidade de vagas para Scrum Master, Agile Coach, Agilistas, Product Owner, Product Manager, Devs e outras variações de mesmas essências cada qual focada em suas especialidades ou mesmo se confundindo, e até fundindo muitas vezes.


É vaga de Agile Coach pedindo skills de Produto; tem vaga de Produto pedindo skills de Dev e algumas pedindo fluência em Hindu. Isso é tema para outra conversa...OK? Mas, viva a multidisciplinaridade.


Retornando ao foco do post, a orientação das empresas à produto é visível, e vem gerando uma piracema para a área por parte de profissionais que passam a ostentar nas headlines termos como PO, PM, Gerente de Produto , Produteiro...


Isso se dá pelo fato de estes enxergam uma oportunidade de carreira, afinal os boletos chegam para todo mundo ( Até para Elon, Bezos, Gates), e parece ser uma boa seguir o cardume e se garantir espaço no mercado.


Mas com este aumento exponencial de profissionais, será que não aumenta também o risco de você se tornar mais um e com isso um profissional obsoleto?


Observando as vagas que buscam do perfil de produto estas seguem o mesmo caminho das de Agile: uma vaga para centenas de currículos enviados com todas as certificações possíveis.




Estas vem representadas por todas as letras dos alfabetos grego, latino, japonês, Hiragana, Katana, Kanji, Coreano, Chinês, e Hebraico, porém mesmo assim ainda é necessário para ser chamado para entrevista os dois “ÃOS”: oração e indicação.




O último em geral tem mais efeito, pois evita descarte do currículo na maiora das vezes durante a triagem pelos recruiters obrigados a observar as regras regionais de pesca chamada de cultura.


Fazendo uma longa história curta deixo alguns questionamentos?


O que você , Produteiro, anda fazendo para não ser só mais um peixe subindo o rio em busca de sustento em meio às águas turvas do mercado?


É aí que, vale colocar na sua agenda o Hacking Growth....





Curtiu? Comente, Compartilhe, com um amigo este artigo.


Escrito por








Esta postagem se encontra sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.





35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page