top of page

Retrospectiva "Confort Zone"

A zona de conforto é uma zona onde um integrante do time está acostumado a atuar de forma constante onde consegue facilmente uma falsa sensação de segurança.


Este fica “acomodado” sem saber o que fazer em meio a adversidades.


Nesta zona os desafios são desconhecidos, e geram medo. Persistir em estar na zona de conforto e seguindo o padrão de sempre não o permite conhecer o novo e arriscar a carreira e progresso gerando as seguintes consequências:


  • Estagnação: é impossível alcançar novos resultados utilizando as ferramentas de sempre.

  • Involução: É como se na sua cadeia de crescimento pessoal e profissional você involuísse.

  • Felicidade frágil: Você espera por isso, trabalhando para que nada fuja do combinado. Qualquer evento contrário é responsável por quebrar isso, visto que você não se prepara a sentir impactos.


Passo 1:


Apresente ao time o objetivo da dinâmica e reafirme o timebox previsto para o rito.

Explique o que é o quadro das zonas de conforto de cada participante e o nível de criticidade de cada uma das zonas.


Passo 2:


Peça que cada participante escolha uma cor de post-it para identificar de maneira mais fácil seus pontos quando aberto o momento para exposição destes.



  • Danger Zone: os Post-it que representarem alto impacto e perigo para o desenvolvimento e entrega devem ser incluídos na Danger Zone.

  • Challenge Zone: os Post-it que representarem médio impacto mas ainda forem um desafio para o desenvolvimento e entrega devem ser incluídos na Challenge Zone.

  • Confort Zone: Os Post-it que representarem pontos que mantém o time em um zona de segurança não permitindo sua própria evolução ou pontos que são positivos de alguma conforma para o time para o desenvolvimento e entrega devem ser incluídos na Confort Zone.


Baixe nosso Materiais Gratuitos para utilizar com seu time.



Passo: 3


Após todos do time incluírem seus Post-It em todas as zona, estes devem dispor de tempo para conversar com o time sobre os mesmos expondo seus pontos.

Para que a dinâmica seja eficiente e eficaz o time deve estar a atento para ações que promovam

  • Iniciativa

  • Diálogo

  • Novas Rotas e Soluções

  • Flexibilidade

Com isso o time poderá sair Zona de Conforto.





Passo: 4


Defina com o time o plano de ação com ações que possam potencializar o que for positivo ou melhorar o puder ser melhorado. Algo muito efetivo é utilizar a ferramenta 5W2H disponível em nosso site clicando aqui.

Se você venha mergulhar e conhecer mais dinâmicas como estas em nossas Formação Scrum Master.


Curtiu? Comente, Compartilhe, com um amigo este artigo.


Escrito por





Esta postagem se encontra sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.





219 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page