top of page

Retrospectiva "Divertida Mente"

Atualizado: 5 de jan. de 2022

As retrospectivas são sempre boas oportunidades de compreender o contexto do time scrum e da última sprint, seja nos aspectos positivos ou nos aspectos que podem ser visto com gatilho para ações de melhoria contínua. Gosto sempre trazer novas formas de dinâmicas para o time e assim garantir a


A Dinâmica Divertida Mente utiliza os conceitos baseados nas principais emoções humanas e surgiu baseada na animação da Disney "Divertida mente" que merecer ser assistida



Riley é uma menina de 11 anos se desenvolvendo e aprendendo a lidar com suas emoções. Assim como ela, a Alegria, o Medo, a Raiva, a Repulsa e a Tristeza se esforçam para adaptar-se à uma nova vida, agitando o centro de controle da mente de Riley, onde são obrigadas a conviver. As emoções entram em conflitos, às vezes muito divertidos, sobre qual a melhor maneira de viver e tomar decisões.


Esta dinâmica tem justamente o objetivo de captar as emoções e os conflitos destas porparte de cada membro do time durante as sprints. Com isso é possível criar plano de ação que potencilaize os aspectos positivos e/ ou melhorar aspectos que necessitam de algum tipo otimização.



Passo 1:


Apresente ao time o objetivo da dinâmica e reafirme o timebox previsto para o rito.

Explique que o quadro representa a mente de cada um dos participantes, assim como as suas emoções no decorrer na sprint. Estas são representadas por cada personagem.




Passo 2:


Todos os participantes deverão colar post-it descrevendo os fatos que os levaram a sentir um determinada emoção sobre a imagem da emoção a que se refere o fato.




Passo 3:


Cada participantes deverá falar sobre os fatos e cada uma das suas emoções. É interessante que todo o time fale de uma determinada emoção antes de passar para outra.


Você pode seguir a seguinte ordem: raiva, medo, tristeza, repulsa e alegria.

Você pode alterar a ordem mas sugiro que a alegria sempre seja o último para que o time finalize a dinâmica com memórias afetivas que remetam a este sentimente, garantindo que o rito termina de forma leve onde todos estejam bem emocionalmente.





Passo: 4


Defina com o time o plano de ação com ações que possam potencializar o que for positivo ou melhorar o puder ser melhorado. Algo muito efetivo é utilizar a ferramenta 5W2H disponível em nosso site clicando aqui.



Se você venha mergulhar e conhecer mais dinâmicas como estas em nossas Formação Scrum Master.


Baixe nossos Materiais Gratuitos para utilizar com seu time.


Curtiu? Compartilhe com um amigo este artigo.



Escrito por




Esta postagem se encontra sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.





1.710 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page